25 de Abril de 2008, festa del Evangelista Marco
1 Pedro 5:5 - 14; Marco 16:15 - 20
Mosteiro de Huambo, Angola

HOMILIA

Os textos da Missa de hoje nós falam muito da Palavra.  E é normal neste dia onde celebramos a festa de um servidor da Palavra, o Evangelista Marcos.  Este foi um discípulo do Apóstolo Pedro; e o seu Evangelho é considerado como a primeira colecção das palavras e dos acontecimentos da  vida e do ministério de Jesus.  Como leitura de Evangelho, esta manhã, temos os últimos versículos deste Evangelho de Marcos, e como primeira leitura, temos os últimos versículos da Primeira Carta de Pedro, onde transmite as considerações do seu discípulo e filho Marcos.
No Evangelho de hoje, Jesus, após a sua ressurreição, e ao momento de subir ao céu, dá aos seus discípulos o comando de ir pregar esta Boa Nova a toda a criatura.  Começa então o tempo da Igreja, no qual somos.  Os seus discípulos tornam-se as testemunhas da Palavra, e o Senhor confirma esta Palavra pelos sinais que tinha anunciado.
            O Cristianismo não é uma religião do Livro, como se diz às vezes.  É uma religião da Palavra, e isto é muito diferente.  Os Evangelhos não são simplesmente escritos nos quais são relatadas de maneira exacta as palavras que pronunciou Jesus.  É através da vida mesma, através da experiência vivida, que transmite-se a Palavra.  O que entendeu de seu Pai, Jesus fez-nos -o de conhecer através de toda a sua vida.  Do mesmo modo, o que revelam os escritos do Novo Testamento, é esta mesma mensagem, como foi vivida pelos Apóstolos e seus discípulos.  É a experiência da Igreja primitiva que nos é revelada nestes  textos.  Os textos escritos são os veículos de uma experiência;  mas é a experiência que é o veículo da fé. 
            Se nos encontramos reunidos aqui esta manhã para celebrar a Eucaristia, é que desde dois mil anos, de geração em geração, muitos fiéis entenderam a Palavra de Jesus, a encarnaram na sua vida e a transmitiram-nos  através da sua experiência vivida.  À cada um de nós é dada a mesma missão de transmitir aos nossos contemporâneos e as gerações futuras a mesma mensagem evangélica, deixando que esta mensagem impregne as nossas vidas e o pregando-a  através do que vivemos mais ainda que através da Palavra. 
            O essencial da mensagem Cristão, é a Palavra vivida - Palavra recebida e transmitida através da vida mesma.


Armand Veilleux





 

 

www.scourmont.be